01 de agosto – 4º Degusta Dumont

10525935_891485487531902_7040849126491961581_nO festival de degustação Degusta Dumont tem como objetivo refrescar a memória dos sandumonenses “aminéticos”, mostrando nossa relação com doces e laticínios.

Quem não se lembra do famoso queijo Palmyra, consagrado nacionalmente. E daquela sua latinha? Se a marca Doce Borboleta faz dar água da boca só de falar, é porque você viveu em um tempo glorioso. O queijo Palmyra é um queijo tipo Reino muito tradicional. Seu nome se deve ao fato de que a produção deste tipo de queijo começou na serra da Mantiqueira mas especificamente na região de Palmyra, estado de Minas Gerais, hoje Santos Dumont.

O inventor, intelectual e incrivelmente sofisticado, Alberto Santos Dumont, era um homem prático. Tanto é que chegava a comercializar 150 litros de leite por dia. “O produto abastecia a Companhia de Laticínios Alberto Boeke (Clab), que fabricava o doce de leite Borboleta, manteiga, além de queijos do reino, prato e fundido.

Foto divulgaçãoEm sua 4ª edição o Degusta Dumont se insere na programação do I Festival Cultural de Inverno, com o tema Sabores de Palmyra, ressaltando a gastronomia da cidade e os pratos típicos da Serra da Mantiqueira. Dentro desses sabores está o tradicional queijo tipo reino – primeiro queijo fabricado no Brasil. Em 1850, na primeira fábrica de laticínios do país instalada em nosso município, que na época levava o nome de Palmyra.

O Evento

No dia 1º de agosto todos se juntam para o evento oficial, na Praça Cesário Alvim. Lado a lado com as degustações gratuita dos diversos tipos de queijos e doces típicos da região, de produtores locais, os chefes dos restaurantes estarão nas tendas vendendo seus pratos especiais em porções promocionais a R$5,00 (cinco reais), ao longo do dia, das 10h até as 22h.

Banda Torre

Banda Torre

Banda Jane

Banda Jane

 E para quem já conhece o Degusta Dumont, sabe que o evento é embalado por muita música boa, do começo ao fim. Entre os artistas confirmados, estão os grupos Terça Nobre e É choro Uai. Também conta a apresentação das bandas Jony e Regis, Safadiar, Torre,  Navasse e Metheora. O encerramento fica por conta da banda Jane.

Degusta Dumont - Programação Cultural

Publicidade

2 comentários sobre “01 de agosto – 4º Degusta Dumont

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s