Restauração da Estação Ferroviária Central de Santos Dumont

Em dezembro, foi dada oficialmente a largada para as obras de restauração da Estação Ferroviária Central de Santos Dumont, incluindo uma cobertura para a preservação da Zezé Leone.

O projeto da AMA-SDem parceira com as empresas Pomar, Interarquitetura e Instituto Serra Verde foi autorizado pelo Ministério da Cultura por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, (Lei Rouanet), através da Portaria nº 786, de 19 de dezembro de 2018.

A reforma será patrocinada pela MRS Logística.

A Prefeitura Municipal de Santos Dumont apoia o projeto través da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer.

Patrimônio tombado na esfera municipal de natureza sociocultural a Estação Ferroviária Central de Santos Dumont foi inaugurada em 1° de Fevereiro de 1877, com a presença do Imperador D. Pedro II, é considerada o principal marco histórico da cidade.

Atualmente o prédio da Estação Central abriga o Museu Ferroviário, o Arquivo Público Municipal e o Centro Cultural Paulo de Paula.

Ao lado da Estação, outro ícone da Memória Ferroviária: a locomotiva Zezé Leone.

Presenteada ao Brasil em 1922 pelo rei Alberto I da Bélgica, no centenário de sua Independência.

Desativada em 1968, ficou por décadas parada diante das oficinas do 4º Depósito, sendo recuperada no final da década de 2000 ao ponto de voltar a ser operacional, precisando ainda de uma recuperação mais completa foi estacionada ao lado da Estação Central de Santos Dumont onde se encontra atualmente atrelada junto a dois vagões do antigo ‘Trem da Prata’ reformados e transportados pela MRS Logística até Santos Dumont em 2016.

Entre os meses de agosto e outubro foram realizados os serviços administrativos. Em novembro foram feitas reuniões e, em dezembro foi colocada a Placa do projeto e iniciado o processo de desmobilização da edificação e a formalização dos contratos juntos às empreiteiras, já neste mês de acordo com o cronograma será efetivamente implantado o Canteiro de Obras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s